Lisboa quer duplicar valor da taxa turística de dois para quatro euros

Mantendo-se visitas de 2023, a actualização pode render anualmente mais de 80 milhões de euros. Verbas serão gastas em higiene urbana e também em mobilidade e infra-estruturas. Mas não só.

Foto
Só nos três primeiros meses deste ano, registou-se uma subida das dormidas superior a 5% em relação ao mesmo período de 2023 DR
Ouça este artigo
00:00
06:47

A Câmara Municipal de Lisboa prepara-se para propor a duplicação do valor da sua taxa turística, passando o mesmo, se aprovado, a ser de quatro euros por cada pessoa, em vez dos actuais dois euros, numa permanência até sete noites. Essa é a importância estabelecida na proposta de revisão das tabelas, a ser colocada ainda a consulta pública, e cujo procedimento será levado a discussão e votação na reunião de vereação desta quarta-feira. De acordo com a mesma, o valor para a taxa aplicada a quem chegue à capital por via marítima será de dois euros, representando também uma duplicação do montante estabelecido em 2014, que era de um euro. Mas, na prática, esses dois euros já estão a ser cobrados aos turistas que aportam à cidade, tendo a colecta começado no início deste mês.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários